A tabela abaixo lista os acordes que ocorrem com mais frequência na harmonia de jazz junto com as escalas normalmente associadas a cada acorde. Os acordes estão agrupados nas quatro categorias básicas (maior, menor, da dominante, e meio diminuto). Numa emergência, qualquer escala de qualquer acorde de qualquer uma dessas categorias pode ser usada para qualquer outro acorde naquela categoria. Há uma categoria adicional para acordes diversos no final. Há muitas outras possíveis escalas e acordes. Entretanto, essas são as mais importantes na harmonia tradicional do jazz.
Acorde Escala/Modo Dó Maior, Dó Lídio, Dó Maior Bebop Cmaj7, Cmaj9, C6, C Dó Maior Pentatônica, Sol Maior Pentatônica Cmaj7#11 Dó Lídio, Si in sen Dó Dórico, Dó Menor Bebop, Dó Menor Pentatônica Cm7, Cm9, Cm11, Cm Fá Maior Pentatônica, Si Bemol Maior Pentatônica Mi Bemol Maior Bebop, Dó Blues, Dó Menor Dó Dórico, Dó Menor Melódica, Dó Menor Pentatônica, Cm6, Cm Fá Maior Pentatônica, Si Bemol Maior Pentatônica, Dó Menor Bebop, Mi Bemol Maior Bebop, Ré in sen Cm-maj7 Dó Menor Melódica, Dó Menor Harmônica, Mi Bemol Maior Bebop Cm7b6 Dó Menor, Lá Bemol Maior Pentatônica Cm7b9 Dó Frígio, Dó Frígio com Sexta Maior Dó Mixolídio, Dó Lídio Dominante, Dó Bebop Dominante, C7, C9, C13, C Dó Blues, Dó Maior Pentatônica C7sus, Csus, C11 Dó Mixolídio Bb/C, Gm7/C Dó Suspensa Pentatônica, Fá Maior Pentatônica C7#11, C7 Dó Lídio Dominante C7alt, C7#9#5, C7#9 Dó Alterada, Fá Menor Harmônica, Fá Menor Melódica C7b9b5, C7b9 Dó Diminuta ST, Fá Menor Harmônica, Fá Menor Melódica C7aug, C7+, C7#5 Dó de Tons Inteiros Cm7b5 Dó Lócrio com Segunda Maior, Dó Lócrio Cdim7 Dó Diminuta de Tons Inteiros Dó Frígio, Dó Frígio com Sexta Maior, Dó Frígio Espanhol Cphryg Dó in sen Cmaj7#5 Dó Lídia Aumentada, Dó Maior Bebop C7susb9 Dó Frígio com Sexta Maior, Dó Frígio
Nenhum comentário:
Postar um comentário