segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Modos Gregos (explicação e aplicação)

Os modos Gregos


Nada mais são que uma série de sons melódicos pré-definida. Ao todo são 7, mais 7 variações destes.
Compreendendo

Partimos da escala padrão diatônica (a que se forma pelas notas sem acidentes) dó - ré - mi - fá - sol - lá - si, e sobre cada uma destas notas criamos uma nova escala diatônica. Quando fazemos isto, a relação dos tons é alterada, consequentemente todo o campo harmônico também muda, visto que, ao estabelecer uma nota como a inicial, estabelece-se a Tonica da nova escala. Para ser mais claro, na escala musical temos funções que classificamos como graus para cada uma das notas, de acordo com sua posição acerca da primeira. Portanto, (nota por nota) sendo os graus: Tonica, super-tonica, mediante, sub-dominante, dominante, super-dominante e sensível (para, por exemplo: dó - ré - mi - fá - sol - lá e si), o que mudamos no sistema modal é esta função de cada uma, criando uma nova relação entre os graus e notas. Tudo isso deve-se unicamente por estabelecermos uma nova tônica mantendo os intervalos.

Como são


Da escala diatônica: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, extraímos a relação intervalar de tons (T) e semitons (st) seguinte: T - T - st - T - T - T - st. Sempre que existir esta relação intervalar, teremos o modo jônio ou escala maior (no caso, de dó). Se firmarmos como Tonica o ré, usando a mesma escala diatônica, teremos: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó: T - st - T - T - T - st - T. Sempre que esta relação existir, teremos o modo dórico, e assim por diante:


Modos por tons e semitons:


* T - T - st - T - T - T - st: Jonio
* T - st - T - T - T - st - T: Dórico
* st - T - T - T - st - T -T: Frígio
* T - T - T - st - T - T - st: Lídio
* T - T - st - T - T - st - T: Mixolidio
* T - st - T - T - st - T - T: Eólio
* st - T - T - st - T - T - T: Lócrio

Por intervalos:


* T 2M 3M 4J 5J 6M 7+ : Jônio(Port. Bras.)
* T 2M 3m 4J 5J 6M 7 : Dórico
* T 2m 3m 4J 5J 6m 7 : Frígio
* T 2M 3M 4# 5J 6M 7+ : Lídio
* T 2M 3M 4J 5J 6M 7 : Mixolídio
* T 2M 3m 4J 5J 6m 7 : Eólio
* T 2m 3m 4J 5b 6m 7 : Lócrio

Exemplos


* dó - ré - mi - fá - sol - lá - si: Jônio
* ré - mi - fá - sol - lá - si - dó: Dórico
* mi - fá - sol - lá - si - dó - ré: Frígio
* fá - sol - lá - si - dó - ré - mi: Lídio
* sol - lá - si - dó - ré - mi - fá: Mixolídio
* lá - si - dó - ré - mi - fá - sol: Eólio
* si - dó - ré - mi - fá - sol - lá: Lócrio

Entendendo melhor


Para sabermos utilizar tais sistemas na prática, devemos ter em mente que a escala musical atual é cromática, portanto, podemos estabelecer uma tonalidade e sobre esta (sem mover a nota da Tonica) estabelecer cada uma das funções de um modo.

Exemplo


Partindo sempre da nota dó:

* Jônio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si
* Dórico: dó - ré - mi♭ - fá - sol - lá - si♭
* Frígio: dó - ré♭ - mi♭ - fá - sol - lá♭ - si♭
* Lídio: dó - ré - mi - fá♯ - sol - lá - si
* Mixolídio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si♭
* Eólio: dó - ré - mi♭ - fá - sol - lá♭ - si♭
* Lócrio: dó - ré♭ - mi♭ - fá - sol♭ - lá♭ - si♭

Isso cria, para cada modo, um novo campo harmônico, uma Tonica em escalas diferentes.
Classificação atual

Atualmente, classificamos os modos como maiores e menores, de acordo com o primeiro acorde que formarão em seu campo harmônico.

Modos maiores


* Jônio
* Lídio
* Mixolídio

Modos Menores


* Dórico
* Frígio
* Eólio
* Lócrio (este podendo ser também classificado como diminuto)


Aplicabilidade


Para aplicarmos os modos praticamente, devemos ter conhecimento sobre harmonia para compreender os encadeamentos harmônicos que cada escala modal propõe. Na realidade, é muito simples: se, por exemplo, tocamos uma música na tonalidade de dó maior, cuja tônica (estabelecemos) é o sol, estamos trabalhando com o modo "sol mixolídio" (muito usado em músicas nordestinas Blues e rock). Se, harmonicamente, em uma música cujo tom está em dó maior, surge um acorde de ré maior, estamos no modo "dó lídio 7". Conhecer os modos facilita a interpretação e composição musical, desde que tenhamos bem óbvia a questão da harmonia. O mais importante na minha opinião é você tocar cada modo bem devagar com o seu acorde base por exemplo Dó Jônio tocar Dó Maior Dó Lídio Tocar Dó Maior assim por diante. E decorar o som da escala explorar bem cada intervalo e prestar atenção nas combinações de sons, para que no futuro você saiba que escala você está ouvindo bem como que escala você pretende tocar para reproduzir a melodia que já está em sua cabeça.

Se você gostou dessa dica por favor FAÇA uma DOAÇÃO.
CLIQUE no botão ABAIXO.





11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por copiar a explicação inteirinha da Wikipédia sem citar a fonte......que feio!

Anônimo disse...

Pô, o cara da ctrl-c ctrl-v no wikipédia e ainda pede doação. Vsf!

Anônimo disse...

cadê as TABLATURAS dos modos gregos. posta pra nós.

Anônimo disse...

gostei valeu me ajudou muito....não importa de onde tirou...

Anônimo disse...

putz uhauhauhauhauhauhau wiki pedia totall uhauhauhauha q vergonha ainda pede doação deve ser um pedreiro pra fazer arpeggios uahauhauhuahuaha palhaço vsf

Anônimo disse...

Deveria no mínimo citar a fonte. Seria muito honroso na minha opinião. E a galerinha que tenta ajudar, dizendo: "... não importa de onde tirou", só contribui para esse tipo de regressão da cultura, que no Brasil já é pouca.

Anônimo disse...

Pô, o cara da ctrl-c ctrl-v no wikipédia e ainda pede doação. Vsf! isso que fiz foi o mesmo que ele

Anônimo disse...

E nem pra arrumar os error gramaticais... É pra morrer mesmo.

Anônimo disse...

isto e´ desonestidade a mais , por acaso nem di conta , mas pena ja´ tinha feito o meu estudo

Anônimo disse...

q porcaria

Anônimo disse...

wlw kra

Postar um comentário